segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

[F.A.Q.] - Quem são os sete reis de Apocalipse 17 ?

No capitulo 17 do livro de apocalipse, João tem a visão de uma prostituta montada em uma besta, e essa besta possuia 7 cabeças. A dúvida que persiste é: Quem são os 7 reis representados pelas 7 cabeças? Para entender, vamos procurar interpretar todo o capitulo 17.

"Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição. Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição; e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração." Apocalipse 17:1-6

Em Apocalipse 12, João teve a visão de uma mulher pura, vestida com o Sol. Nós a identificamos como uma Igreja Verdadeira, pura que o obedece a Deus (para entender melhor clique aqui). Logo pela mais pura lógica, podemos concluir que uma prostituta é símbolo de uma igreja adulterada, que caiu nas garras de Satanás.

Raciocine comigo, uma prostituta não nasce prostituta. Ela nasce como uma mulher pura, mas por causa das companhias e influências se torna uma prostituta. Foi isso que aconteceu com essa igreja. Nasceu pura, porém acabou por se prostituir com os enganos do Diabo.

O texto da características da besta na qual a Igreja adulterada está apoiada que nos levam a saber quem é essa igreja.

Já sabem dos outros estudos que Besta significa Reino ou Império ou Poder. Esse reino na qual a igreja se apoia tem 7 cabeças, também estudamos que cabeça significa Rei ou Monte (v. 9). Logo temos que um igreja apoiada por um reino que possui sete montes. As características já se encaixam com Roma, que também é conhecida como Cidade das sete colinas. e sobre uma das colinas está a cidade-estado do Vaticano, centro da Igreja católica. Igreja que começou pura, sendo inclusive sendo indiretamente fundada pelos apóstolos, porém começou a se prostituir a partir da influência que constantino exerceu sobre a igreja, unindo costumes pagãos aos costumes cristãos. O capitulo 17 ainda fala que essa igreja era adornada com ouro e pedras preciosas (Ninguém fala do luxo, por exemplo, da capela sistina), e ainda fala de um cálice de ouro, muito comum nos ritos católicos:
 

 


 
Logo já identificamos a prostituta e a besta como sendo respectivamente a Igreja Católica e a cidade de Roma ou propriamente o papado como Base onde a igreja está assentada. Os dez chifres desta besta são os dez reinos tbm descritos no quarto animal de Daniel 7, e representam as divisões do império romano que se transformaram em poderosas nações no nosso tempo e darão poder a besta, exemplos: Alemanha, Itália, França, Espanha, Portugal..

A grande dúvida se encontra mesmo na interpretação das 7 cabeças. Por quê? acompanhe comigo:

"A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada; são também sete reis: cinco já caíram; um existe; e o outro ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo." v. 8-10

A besta além de uma representação do estado romano, também representa a besta de apocalipse 13. E João afirma que ela "Era e já não é, porém, está para subir do abismo". aqui temos um resumo do poder da besta desde o aparecimento do poder papal até o tempo do fim.

Era: uma representação do início do poderio papal até sua queda perante as tropas napoleônicas. Teve seu período de 538 até 1789.
Já não é: Com a perda dos poderes temporais em 1789, o sistema papal ficou escondido, sem sequer se mostrar em público, isso durou até 1929.
Está para subir do abismo: em 1929 Benito Mussolini deu 44 hecteres de terra, equivalente ao estado do vaticano, e devolveu os poderes temporais aos papas, desde então sua popularidade tem crescido, e a terra se maravilhou com a cura da ferida de morte (13:3), e a partir daí, terá seu poder desfeito pela vinda de Jesus.

Porém há ainda a afirmação de que essas sete cabeças simbolizam sete reis. e que ainda haverá um 8º. É neste ponto que surge a dúvida, quem são os sete reis?

A Igreja Adventista não tem posição oficial sobre o tema, por que? Pois a profecia não se cumpriu, nem há luz suficiente no texto para bater o martelo em alguma interpretação. Porém, existem as ondas escatológicas. A mais comum entre os irmãos, é acreditar que os sete reis simbolizam sete papas que vão reinar no tempo do fim; Frentes alarmistas colocam bento 16 como 7º rei, e todos ficam a espera do 8º como sendo o anticristo. A interpretação até seria interessante se um ato básico de interpretação profética não fosse levada em consideração.

Quando o vidente, no caso João, teve a visão, ele enxergou o futuro, porém, ele descreve aos coisas como no tempo em que ele vive. Se colocamos a interpretação dos sete reis como sete papas, estamos afirmando também, João Paulo II (6º rei) estaria vivo na época de João, pois ele diz claramente: "Cinco caíram, UM EXISTE, e o próximo deve durar pouco tempo".

Logo é inviável a interpretação de os reis são papas. Porém é perfeitamente possível associar os Sete Reis aos poderes que dominaram a terra e influenciaram o povo de Deus.

Vejam bem, João afirma que 5 caíram: Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Persas e Grécia. Um existe, é Justamente o império romano que exilou o próprio João na ilha de Patmos. Um viria para durar pouco, seria a própria roma, porém na sua forma papal.

"A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição." (v.11)

A besta seria o próprio oitavo rei. Ou seja o 8º e último poder a se voltar contra o povo de Deus teria o mesmo poder da besta do capitulo 13. e que esse poder procederia dos 7, mais propriamente do sétimo que é o poder papal.

Essa é uma frente de interpretação utilizada pelos principais teólogos adventistas e também a na minha opinião, a mais coerente.

"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." Apocalipse 1:3

Um comentário:

  1. Voces vão se arrepender do que estão fazendo. quando Cristo voltar vai ordenar que voces peçam desculpa a Santa Madre Igreja.
    Julio, servo de Maria.

    ResponderExcluir