sábado, 27 de novembro de 2010

Como vai ser a Nova Terra?

Alguém aqui já parou para pensar como vai ser a nova terra? Somos muito acostumados com o pouco conteúdo dos estudos bíblicos, ou com aquilo que escutamos do pregador lá na frente. A questão é que quando se fala em nova terra, costuma se frizer que vai ter de diferente da terra em que vivemos; Casas de ouro, mares de cristal, portas da cidade com pedras preciosas. Fala-se ainda de um estado de adoração lindo e contínuo com nosso senhor Jesus.

Mas o que na verdade quero refletir é sobre o dia a dia na nova terra. Você já parou para pensar que passaremos "somente" a eternidade neste lugar? Muitas vezes a imagem desta terra renovada é de um imenso mosteiro, onde viveremos as "24h" do dia em plena meditação e adoração. Quero apartir deste post expor algumas coisas sobre esse lugar lindo que muitos de nós não nos damos conta, ou nem temos tanto conhecimento.

A eternidade será passada aqui na terra e não no céu

Muitos pregadores se equivocam ao dizer que vamos para o céu passar a eternidade com Jesus. Vamos para o céu? Sim! Passar a eternidade com Jesus? Não!

Vamos no céu, porém a passeio durante o milênio. Não só ao céu mas em outros planetas, em outras galáxias. Porém a nossa moradia durante a eternidade será aqui nesta terra.

"E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe." Apocalipse 21:1

Por ocasião da volta do milênio, os impíos sitiarão a cidade santa e fogo do céu cairá para os consumir. Essas chuva transformará a terra em um gigantesco mar de fogo, este fogo purificará a terra, e esta será renovada, começada do zero. A terra voltará a ser um paraíso edênico.

" mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios." 
II Pedro 3:7

Mudança implica em Imperfeição


Restaurar é diferente de mudar. A terra e os seres humanos serão restaurados para seu estado no período edênico. As coisas ruins do homem não são obras de Deus,são obras do pecado, e o objetivo de Deus no pós-Juízo é restaurar as coisas para como elas eram antes do pecado. Se Deus vinhesse a querer mudar o ser humano ou a terra de uma outra maneira estaria assumindo que a criação do princípio não foi perfeita, contrariando o que o próprio Deus disse:

"E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era MUITO BOM. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto." Gênesis 1:31

Porque mudar algo que era muito bom? O homem era feliz, a simples eliminação do pecado e restauração do homem seria algo incrível.

O corpo do homem no Céu

Teremos corpos de Carne e osso. Impecáveis. Os mais velhos rejuvenecerão. Os mais novos crescerão até o auge da raça humana. Será incrível. As famílias se reunirão no céu. Mãe que perderam seus bebês, os receberão de volta e cuidarão deles até que possam se alimentar sozinhos na árvore da vida. As criança, na qual os pais não se salvarem ficarão aos cuidados dos anjos até que venham a crescer e atingir o auge da raça.

Sexualidade e Casamento

Se você perguntar a um irmão da igreja se ele acredita se no céu vai existir sexo, 98% responderia que não. É um assunto que causa discussão na igreja, mas acredito que seja de fácil compreenção. O casamento existirá no céu, ora, foi uma instituição divina. Deus disse que "não era bom que o homem estivesse só". porque na terra renovada seria diferente? Repito: Mudança implica em imperfeição. Será que agora Deus descobriu que o casamento não presta mais? e o sexo? Sexo foi o presente de casamento que Deus deu. Foi o meio de homem e mulher voltarem a ser "uma só carne". Sexo é ruim? O pecado o tornou peverso em alguns casos, mas este é uma instituição do próprio Deus. O que não vai existir no céu é a procriação. Isso que Jesus quis dizer quando afirmou que os homens serão como anjos, estes não procriam. A ordem de Deus para que os seres humanos se multiplicassem era com o objetivo de povoar a terra, quando esta estivesse lotada, Deus daria um basta na procriação para não abalar os ecossistemas. Muitas gente vai ser salva, por isso na nova terra não será necessárica a procriação. Mas o sexo e o casamento como instituição divinas e consideradas como coisas boas devem continuar na rotina humana.


Esses são alguns pontos que causam divergências na igreja. Porém temos que estar atentos ao estudo da Bíblia para não contradizer as palavras do próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário