Divórcios... Violência doméstica... Traições... Brigas e falta de amor. Esse tem sido o cenário de muitos relacionamentos hoje em nosso mundo. Em contra partida temos mais alguns relacionamentos que dão certo. Não que inexistam pedras no caminho, mas temos casais que souberam juntar as pedras para construir seu castelo. Tenho um exemplo bem perto, na minha própria casa, meus pais estão perto de comemorar suas bodas de prata, já os ví discutir inúmeras, algumas brigas. Mas o amor e o perdão sempre prevaleceram depois.
Por que falar de casamento se o tema do post é namoro? Simples, o namoro é um "ensaio" para o casamento, e casamentos infelizes são símbolos de um namoro nem tão bem conduzido.
O namoro tem que ser visto pelos jovens como uma forma de conhecer o companheiro. É a hora de se conhecer as qualidades do namorado (a) e corrigir/aceitar seus defeitos. Se seu namorado implica com suas roupas (caso ele não tenha razão) ou com seus amigos (Idem), o que dirá depois do casamento?
Resolvi dividir o post em algumas etapas para explicar melhor o assunto, vamos a elas:
A Escolha
Quais tem sido os critérios meu jovem, que tens a utilizar para escolher seu companheiro(a) ? A escolha tem que ser a dedo, você pode ser chamado de exigente ou seja o que for, mas escolha a dedo. É muito comum, principalmente no meio evangélico, as garotas serem "doidas varridas" pelo garotos que tocam na banda da igreja. No mundo talvez reine a beleza. Mas as qualidades a serem analizadas antes de se escolher o seu parceiro tem que ser bem diferente. De início ore muito (rsrsrs). analize como esse garoto ou garota é na igreja, se é participativo, se está sempre envolvido com os programas da igreja. Como ele é fora da igreja? Em casa, na escola? Lembre-se, a igreja é importante, mas é como ele age com os pais ou com amigos que ele ou ela agirá com você no futuro. Cuidado com os vícios, quase sempre as brigas ocorrem principalmente com o conjuge embriagado.
O Namoro
Durante o namoro o cuidado dobra. A atenção tem que ser dada com carinho ao comportamento do seu companheiro. É uma fase em que o Casal tem que fazer todos os esforços para ser um relacionamento a três, Jesus tem que participar. Se o casal não consegue orar juntos ou ler a Bíblia juntos é um mal sinal. Namoro não é feito somente de abraços, beijos e conversas sobre o relacionamto (vulgo DR), deve haver uma harmonia com o céu, uma busca pela benção divina sobre o princípio da união. Coloque limites. O sexo é um presente especial de Deus para o casamento, nada de comer a sobremesa antes do jantar. Se seu namorado não respeita seus limites e seu jeito hoje, no casamento será uma pessoa intolerável. Cuidado com os horários. A irmã White comenta que os anjos de Deus só ficam em derredor de um casal até as 10h da noite. E se começar a ficar notório para o casal a dificuldade de se manterem puros com relação atividades sexuais, Ou case ou termine o namoro. É o mais cristão a se fazer.
No mais, deve permanecer no namoro tudo que Paulo fala que deve permanecer em nossos pensamentos:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai"
Filipenses 4:8
Nenhum comentário:
Postar um comentário