Apartir da noite de hoje vou começar uma série de posts relacionados com o fim dos tempos. Será um estudo das profecias dos Livros de Daniel e Apocalipse que apontam com exatidão o Início e Fim de Impérios que de alguma forma influíram diretamente com o povo de Deus, e ainda, de poderes que agem em nossos tempos como cordeiros mas que na verdade são Lobo, os falsos cristos profetizados por Jesus. e ainda como encontrar o verdadeiro povo de Deus. É imperdível.
O Sonho de Nabucodonosor
"...No segundo ano do reinado de Nabucodonosor, teve este um sonho."
(Daniel 2:1)
Nabucodonosor era Rei da Babilônia, o seu império já tinha atingido tamanha magnitude que à época podia se dizer que governava o mundo. Era um reino poderoso e belo. No segundo ano do seu reinado, o rei teve um sonho, mas o grande detalhe é que ele não lembrou do sonho. E o fato da memória não ajudar, o fez ficar inquieto, e o mesmo mandou chamar todos os sábios da Babilônia para que fosse tentado fazer o rei lembrar. As tentativas de Nabucodonosor foram em vão, nenhum sábio foi capaz de descobrir o sonho e ainda lhe dar a interpretação. logo o Rei se enfureceu e baixou decreto para matar todos os sábios (Daniel 2:12). Daniel porém, após pedir o auxílio de Deus, descobriu e interpretou o sonho:
"Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre; As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro. Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra. Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei." Daniel 2: 31-36
Mais do que uma simples estátua, o sonho do rei vem a revelar os Reinos que se levantariam por sobre a terra que teriam influência sobre o povo de Deus. A Bíblia se encarrega de iniciar a interpretação, e o restante a história apartir das características da estátua vem a nos revelar.
A Cabeça de Ouro
"E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro." Daniel 2:38
Nabucodonosor representava o reino da Babilônia, o império que iniciou esta profecia. Este reino dominou o mundo de 605-539 A.C. como um dos mais poderosos impérios da antiguidade. Além do Ouro ser o metal mais precioso, ele também representa a luxúria de Babilônia. Seus palácios e praças era revestidos a Ouro.
Peito e Braços de Prata
"E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; ..." Daniel 2:39
Este não precisa pesquisar tanto, como a prata é inferior ao ouro, o reino que seguiu Babilônia era inferior a ela. Em 539 A.C., os Medo-Persas comandados por Ciro conquistaram Babilônia. Foi um reino inferior em riqueza, luxo e magnificência mas maior em extensão. Como havia 2 braços na estátua, este reino foi composto de dois aliados. A Medo-Pérsia dominou o mundo 539 to 331 A.C.
Ventre e Coxas de Cobre
"... e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra." Daniel 2:39
Alexandre o Grande liderou os gregos para conquistar os Medo-Persas na Batalha de Arbela em 331 A.C.. O reinado da Grécia, usando armamentos de bronze, entrou em cena.
Pernas de Ferro
"E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços. " Daniel 2:40
O reino que seguiu a Grécia foi o reino de ferro de Roma, o qual dominou o mundo de 168 A.C. a 476 D.C., quando as tribos bárbaras invadiram a Europa.
Pés e dedos de Ferro misturado com barro
Embora Roma não devesse durar para sempre, seu poderio não seria sucedido por outro império mundial, mas sim fragmentado em pequenos reinos. O Império Romano não conseguiu deter o ingresso, em seu território, das diversas tribos bárbaras provenientes do norte europeu e, por fim, caiu em seu poder. Em 476 A.D., o último imperador romano foi deposto pelos hérulos. Findava, assim, a férrea Monarquia de Roma. Essas tribos bárbaras dividiram entre si a Europa e, desde então, nunca mais se levantou outro duradouro império universal. Por certo que foram feitas tentativas, como as de Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler, mas todas em vão, pois a sentença da profecia era clara: "…não se ligarão um ao outro".
A Pedra
O próximo grande reino universal será o Reino de Deus, que se iniciará com a volta de Jesus (Mateus 25:31-34). Esse reino não vai assumir reinos terrenos. Ele vai consumí-los completamente, destruir e desmoronar todos os reinos da terra. O Novo Testamento diz que Deus vai criar um novo céu e terra (Apocalipse 21:1). O reino de Deus não nunca vai ter fim.
Daniel além de interpretar este sonho de Nabucodonosor, teve mais 2 visões, nas quais ele vê estes mesmos reinos de forma mais detalhada, sendo que na última a própria bíblia dá nome aos reinos. Além do aparecimento de um novo poder. A Bíblia é realmente incrível! Não perca os próximos posts do desenrolar desta série...
Nenhum comentário:
Postar um comentário