Vasculhando a internet não é difícil encontrar sites apologéticos. É muito comum também estes site divulgarem materiais que acusam a IASD de ser uma seita. Desta vez encontrei um blog chamado "Ao rei dos reis". O escritor pertence a Igreja Assembléia de Deus como afirma na homepage do seu blog e faz um artigo no mínimo deprimente com relação a Igreja Adventista. (para ver clique aqui)
A princípio, fiquei entusiasmado com uma colocação do irmão escritor. Ele afirma que os adventistas não foram fundados por Guilherme Miller. Não é comum ver alguém fazer essa colocação, inclusive achei que ele era conhecedor de nossa história. Mas infelizmente me enganei. O interessante é ver o Irmão desfazer de um ponto de nossa história, sendo que isso é uma característica tão marcante do povo pentecostal. o escritor desfaz de Hiram Edson por ter tido uma revelação relacionada aos estudos de Miller. Acho engraçado o escritor ter posto o nome revelação entre aspas como uma formar de tirar a credibilidade do ocorrido, pois as revelações são tão comuns em sua denominação, não para dar luz a profecias como foi com Hiram Edson. Mas sim para revelar o pecado dos irmãos. Isso sim é "revelação"! (Afirmo isto pois tem uma assembléia aqui perto e isto foi assunto durante algum tempo).
Vejo que o Senhor escritor também é bem desconhecedor da doutrina do santuário. Em que fonte adventista o senhor leu que nos acreditamos que Jesus entrou no Santuário em 1844? Para falar, precisamos conhecer, e aparentemente o senhor não nos conhece. Jesus tem acesso ao Santuário desde que ascendeu aos céus.
Outra coisa que me deixa perplexo é quando o blogueiro afirma que cremos que os escritos de Ellen white tem o mesmo nível da Bíblia. Que mentira descabida. Os adventistas nunca disseram isso. E a própria Ellen White aconselha que a bíblia deve ser nossa única regra de fé. Outra heresia sem tamanho é dizer que tiramos textos bíblicos fora de contexto para poder dar vericidade aos escritos da senhora White. NÓS tiramos versos do contexto? Gostaria que vocês vissem meu largo sorriso neste momento alegre. A senhora White afirma que se em algum momento algum escrito dela for contra a Bíblia, que fiquemos com a Bíblia. Seus textos servem mais como esclarecimentos, uma luz menor para melhor compreender a luz maior. O senhor devia pesquisar mais antes de falar este tipo de bobagem. Nossa igreja nasceu da COLABORAÇÃO de muitos estudiosos bíblicos da época e não de uma briga entre pastores como a maioria das denominações neopentecostais.
E quando o artigo passa a falar das nossas doutrinas então... é clara a fragilidade dos argumentos. Vamos a alguns esclarecimentos:
Expiação incompleta
A literatura adventista deixa claro que Cristo pode ir (e foi) ao lugar santíssimo do santuário celeste desde Sua ascensão ao céu. O que se destaca é que em 1844 (segundo a profecia de Daniel 8:14) Jesus iniciou a fase do Santíssimo no santuário celestial. Todavia, Ele sempre trabalhou em nosso favor, como intercessor. Os adventistas não limitam a Cristo e Sua obra.
Sobre este ponto seria saudável dizer que embora a obra de salvação foi completa na cruz do calvário, seus efeitos serão sentidos por toda a eternidade. Alguns não entendem porque Jesus hoje está ministrando no Santuário Celestial (Hebreus 8:1 e 2) como sumo Sacerdote se Ele já fez tudo na cruz. Eles não entendem que a salvação é um plano completo. Ela envolve o nascimento sobrenatural, a vida impecável de Cristo, Sua morte na cruz, Sua ressurreição, Sua intercessão e o juízo no santuário celestial, e a Sua segunda vinda para fazer o juízo final.
A mesma Bíblia que diz que quem não crê em Cristo “já está julgado (João 3:18), também diz que Deus “estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça...” (Atos 17:31). Portanto, ao se falar sobre a obra de Cristo na cruz, temos que enfatizar todos os atos do Senhor antes e depois dela. A cruz é o centro, e o centro deve ser um ponto de atração de todos os demais atos do plano de salvação, sem anulá-los.
Sobre este ponto seria saudável dizer que embora a obra de salvação foi completa na cruz do calvário, seus efeitos serão sentidos por toda a eternidade. Alguns não entendem porque Jesus hoje está ministrando no Santuário Celestial (Hebreus 8:1 e 2) como sumo Sacerdote se Ele já fez tudo na cruz. Eles não entendem que a salvação é um plano completo. Ela envolve o nascimento sobrenatural, a vida impecável de Cristo, Sua morte na cruz, Sua ressurreição, Sua intercessão e o juízo no santuário celestial, e a Sua segunda vinda para fazer o juízo final.
A mesma Bíblia que diz que quem não crê em Cristo “já está julgado (João 3:18), também diz que Deus “estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça...” (Atos 17:31). Portanto, ao se falar sobre a obra de Cristo na cruz, temos que enfatizar todos os atos do Senhor antes e depois dela. A cruz é o centro, e o centro deve ser um ponto de atração de todos os demais atos do plano de salvação, sem anulá-los.
Pastor Moisés Mattos
Nossos pecados sobre Satanás?
Mais uma vez o escritor se equivoca ao falar da doutrina adventista. Tentar refutar nossas doutrinas é aceitável, porém mentir sobre nossos credos é inadimissível. É no mínimo uma falta de sinceridade por parte do autor do artigo. Este se refere a expiação feita no santuário, onde o sumo sacerdote lançava sorte sobre dois bodes, um para Javé e outro para Azazel. O fato dos Adventistas acreditarem que Azazel é satanás não significa que ele é nosso co-salvador, afirmar isso sim, é uma grande heresia. No AT, enquanto o Bode sorteado para Javé era morto, Azazel era mandado para o deserto para morrer sozinho, Não tendo parte alguma com o restante do ritual. Sem derramamento de Sangue não há expiação, e Azazel não tinha seu sangue derramado. Ele era abandonado para morrer sozinho no deserto como uma representação que Satanás não morrerá por nossos pecados, mas morrerá para pagar os seus próprios e o que fez os outro cometer. É uma "recompensa", não uma expiação.
O sono da Alma
Neste ponto pelo menos o autor mostrou o nosso ponto de vista real. Porém, mais uma vez se equivocou em algumas palavras. Os adventistas não acreditam que apenas as almas dos justos descansam até o dia do juízo final, mas de TODOS os mortos. Realmente o autor está certo em dizer que o texto que firmamos nossa doutrina, tem um contexto direcionados para o mundo terreno. Porém o estimado escritor não atentou para o algumas colocação de salomão, por exemplo:
"Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." Eclesiastes 9:6
Sentimentos só existem aqui? Não, lá em cima também. Anjos também tem sentimentos, como o Amor. O senhor está apenas indiretamente afirmando suas crenças em recompensa imediata. Aquela velha ladainha de purgatório e que os mortos bonzinhos vão para o céu e os malvados vão para o inferno. Que sentido teria o juízo final e a volta de Jesus se logo quando morremos temos nossa recompensa? É algo a se pensar não acha?
Aniquilação de Satanás e dos maus
Meu querido leitor. É simples a questão da aniquilação. Deus é um Deus de JUSTIÇA. É justo que alguém que viveu, por exemplo 20 anos, e não se salvou, ser atormentado pela eternidade? Acho que não. Essas interpretação unilateral dos versos que você cita não me levam a acreditar que Deus é um Deus de amor mesmo.
A observância obrigatória do Sábado e sua abolição
Sobre o sábado, até que o escritor começa bem, mas consegue dar suas escorregadas bruscas. O sábado meu querido existia bem antes de existirem Judeus, palestinos, americanos, brasileiros e assim vai. O sábado foi criado logo no 7º dia de "vida" da terra (genesis 2:2,3). Por isso que o mandamento se incia com um "Lembra-te". O povo havia esquecido os mandamentos por causa do período de escravidão no egito. O sábado é um memorial da criação.
Outro deslize do escritor é quando fala do texto de Oséias 2:11. É sempre bom ter bom senso na hora de interpretar a Bíblia. O texto fala dos rituais cerimonias e nada tem a ver com os sábados semanais. É uma tremenda falta de sinceridade falar isso. E dizer ainda que colossenses 2:14-17 afirma que a lei terminou em cristo é o cúmulo do anticristianismo. Quer dizer que agora eu posso matar, roubar e adulterar? acho que não! Jesus cravou na cruz o que não tinha mais sentido, as leis cerimonias no caso.
Já quando fala de Paulo você até fala mais besteiras. Paulo era sim, contra os judaizantes. Mas contra a maneira como eles guardavam a Lei. NÃO CONTRA A LEI! Se assim não fora porque paulo diria:
"Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom."
Romanos 7:12
Contraditório não é? Voltando ao que o Senhor afirmou, e Eu citei no início do post; O senhor tem certeza que são os adventistas que tiram os versos do contexto?
Colocação digna de um sorriso. É quase um apelo as ovelhas de seu rebanho: "Olhe pessoal, não vão falar com os adventistas pois eles sabem muito da Bíblia e vão mostrar a vocês que estão no lugar errado". Deprimente. E o amado escritor ainda cita apocalipse 14:12 e 1joão 2:4 como possíveis textos usados por nós, é quase uma mensagem de desespero. Quase? É UMA MENSAGEM DE DESESPERO. Veja só os versos que o irmão se referiu:
"Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade." 1joão 2:4
"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." apocalipse 14:12
Está explicado o desespero! Que versos hein?! O escritor ainda ensina os irmãos como responder, afirmando que existem novos mandamentos no Novo Testamento. Doce ilusão. Aos invés de ficar com seus meros devaneios e achismos meu amado irmão, prefiro meditar nas palavras do próprio Jesus:
"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus." Mateus 5:17-19
Espero que o post tenha sido esclarecedor com relação a pontos da doutrina adventista muito heregisados e deturpados por militantes sem nenhum conhecimento sobre nós.
A paz de Cristo!
"Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas, tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos" - Atos 24:14-15.
Olá, irmãos
ResponderExcluirQuem desejar um estudo interessante sobre a própria Igreja Assembleia de Deus, e o que ensina sobre a lei e o sábado, basta escrever para o meu e-mail, --> atalaiadesiao@yahoo.com.br <- -
E também temos estudos semelhantes sobre as seguintes Igrejas: Batista, Presbiteriana, Metodista e Católica.
Essas Igrejas todas, inclusive a IEAD do tal blogueiro citado, confirmam que TODOS os 10 Mandamentos seguem sendo normativos aos cristãos. Impressionante como essa gente se põe a falar coisas sem nem ao menos conferirem o que suas próprias Igrejas oficialmente ensinam.
Abraços a todos