"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;"
Mateus 10:37
Ok, ok. Confesso que a primeira vista, o post não tem sentido. O que este verso tem a ver com o tema proposto no início? Muita coisa!
Antes de entrar no verso bíblico, queria expor um pouco do tema do post. O que será uma paixão secular? Falando em uma linguagem bem básica, paixão secular seria um tipo de "amor" por coisas passageiras, onde você morre de amores hoje, porém amanhã, pode nem lembrar mais que existe. Para Deus, todo amor dado a coisas que não sejam instituições divinas, é considerado uma paixão secular. Exemplo:
Fanatismo famigerado por um grupo musical.
Possessividade absurda por um Namorado (a)
Morrer de amores por um Time de Futebol.
Estes são exemplos de paixões seculares. Agora vamos com CALMA. Não estou afirmando que você não pode gostar de um grupo musical ou que você não pode torcer por um time de futebol ou qualquer outro esporte. Mas quero falar do quanto você se dedica a isto. Existem pessoas que fazem destas paixões seu modo de vida, ficam totalmente dominadas por seu fanatismo insano.
Assisti recentemente uma reportagem sobre alguns jovens que agora são cópias do "Crepúsculo". Se vestem com roupas rasgadas, usam lente, passam maquiagem para ficarem mais pálidos (como os vampiros da trama). Chega a ser ridículo!
Para achar outro exemplo, não preciso ir nem tão longe. Na família mesmo. Minha Mãe tem um primo muito conhecido aqui em Natal pelo seu fanatismo por um clube da cidade (América-RN). Ele é extremamente pscicótico pelo time. Não tem uma roupa sequer que não seja uam camisa do clube, quarto todo enfeitado. Passa o dia inteiro no CT (se é que dá pra chamar disso) do Clube. É "Amor" demais!. Tem outro exemplo, da família do meu Pai, só não me recordo do grau de parentesco porque é distante. Mas o Individuo é VIDRADO (com letras maiúsculas) pelo time do Flamengo. Talvez, pior que o outro exemplo. Com certeza você conhece alguém assim. Mas como saber os limites de uma diversão e uma verdadeiras paixão por coisas vãs?
Vamos analizar alguns pontos que nos ajudam nisso:
1- Essa "opção" (por assim dizer) dificulta seu relacionamento com pessoas de gosto diferente?
É comum pessoas com Paixão exagerada brigar com pessoas que não concordem com seus gostos. Você não suporta ouvir falar mal do seu amor? É capaz de sair na "porrada" para defender seu objeto de desejo? Fica com raixa de tudo e de todos por algum comentário contrário ao que você gosta?
2- Essa paixão é que dita seu afazeres e prioridades? exemplos:
Você só vai a igreja no dia que seu namorado não for a sua casa. Ou talvez quando o Jogo do seu time não passar na televisão. Talvez você seja daquelas pessoas que prefere ficar com devocionando seu afeto do que de fato estar se relacionando com outras pessoas. como por exemplo, viciados em internet, que preferem digitar texto do que falar pessoalmente com alguém.
MUITO CUIDADO ! já dizia o primeiro mandamento:
"Não terás outros deus diante de Mim."
(Êxodo 20: 3)
Esse mandamento não se refere apenas a deuses "oficiais", mas a pequenos deuses, pequenas paixões que você coloca como prioridade na sua vida. Se você percebe que suas vontades e gostos estão passando dos limites da priorização, é melhor começar a domalos, pois pequenas coisas podem nos custar a eternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário