Este é um post resposta ao blog da minha amiga Ana Beatriz. A mesma fez um post para defender o que a maioria massacrante dos cristãos também defende: A não necessidade de guardar o sábado. Na minha opinião, discutir a abolição do sábado ou a abolição da lei é uma baita perca de tempo, oras, a Bíblia é muito clara em dizer que a lei ainda vale, não vê quem não quer. Mas como trata-se de um post resposta faço esse "esforço" (kkkk).
Logo de cara eu já tenho que parar a leitura do post de minha amiga para fazer um comentário sobre Colossenses 2:16:17. Lembre que colossenses não é um evangelho, é uma CARTA. Logo Paulo a enviou a uma igreja específica e tratava de assuntos específicos. Em primeiro lugar vale salientar que Paulo nunca foi contra os mandamentos, pois ele mesmo afirma isto (Romanos 7:12). Como pode então Paulo "abolir" o sábado? Vamos ver o verso que você colocou:
Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.
Qual o maior problema das igrejas cristãs em seus inícios? Se desprender dos ritos judaicos. Nisto se encaixam os dias de festa, as festa de lua nova e os sábados*. Mas Paulo afirma que isto são sombras e que Cristo é o corpo. Uma sombra é o desenho perfeito do corpo. Como pode o 4º mandamento apontar para cristo? não tem lógica, o mesmo fala apenas de descanso. Os Sábados do decálogo não, mas os sábado cerimoniais, relativos a expiação judaica sim, apontavam para o sacrificio de Cristo. Estes mesmo assim não foram abolidos, e sim tiveram seu simbolismo transferido para Cristo.
O recorte temático do início do texto da Ana Beatriz é claro em apontar para uma crença onde o Sábado era só para Judeus, e ela aqui tenta prová-lo. Mas nos textos bíblicos apresentados vemos apenas uma tentativa de forçar os versos a falar o que eles não falam. Êxodo 31:12-18 é um bom texto para provar que o Sábado é eterno, isso sim, rs. A escritora destaca no texto as expressões "Filhos de Israel" como referência aos Judeus. Mas à pergunto agora: Quem era o povo de Deus na época? O recado não foi para Israel em específico, mas para todos os que se intitulam integrantes do povo de Deus. O livro de apocalipse usa essa definição (Apocalipse 7:1-8; 14:1-5); Não a toa o mandamento diz que inclusive os forasteiros das portas para dentro devem guardar o sábado, este era o sinal. um sinal de reconhecimento do Deus criador (ai vem a mensagem angélica de apocalipse 14:6,7). Com relação a Ezequiel 20:10-12, confesso que não entendi o que a autora quis expor. Mas para não perder a oportunidade do comentário, devo afirmar que "só" o fato de Deus descansar no Sétimo Dia já significa muita coisa. Além de que basta olhar o mandamento para ter uma idéia de que no Gênesis o sábado já era observado.
"Lembra-te do dia de Sábado para o santificar."
Os leitores percebem a palavra LEMBRA-TE? Os judeus já sabiam isso. O apelo de Deus é para que se lembrem do mandamento. Onde eles poderiam esquecer? No Egito! Logo podemos concluir que antes da escravidão no Egito, o povo guardava o sábado. Claro como um dia ensolarado!
Para jogar a "última par de cal" neste argumento, lembre-se que o pecado se caracteriza pela transgressão da lei. Lúcifer pecou no céu. Se analizar bem ele quebrou o 1º e o 10º mandamento. A lei rege a ordem das criações de Deus em todo o universo, logo lei existia antes mesmo do Gênesis.
Passados estes textos, notei algo interessante em seu post. O argumento mudou! Não é mais o sábado que foi abolido, e sim a Lei!
Neste caso a história fica ainda mais séria e delicada. Como assim abolir a lei? Este é o cúmulo do argumento fantasioso. É colocar Paulo como mentiroso ou sem opinião própria. Ou pior, colocar os apóstolos contra Jesus, ou vice-versa.
Em primeiro lugar temos que ter um cuidado que nunca nossos irmãos abolicionistas tem, que é não tirar os versos do contexto, e desculpa Ana Beatriz, mas você caiu neste erro.
Ao mostrar Efésios 2:14,15 até parece que se está colocando um argumento contudente, mas vem o "pecado" da descontextualização. Basta se dar ao trabalho de ler verso antes e versos depois (exegese) que se nota facilmente que o assunto da carta de Paulo ao galátas era a circuncisão e não os 10 mandamentos. A circuncisão marcava o povo de Deus no AT. Foi um costume iniciado com Abraão, a quem foi feita a promessa. Veja que Paulo afirma que Jesus aboliu a Lei dos mandamentos na forma de ordenanças. Isso fez com que a inimizade fosse "desfeita", a parede da separação fosse quebrada e Judeus e Gentios podessem usufruir do título de povo de Deus. Paulo afirma sim que as leis (ordenanças) de circuncisão não são mais necessárias. É complicado entender como alguém pode pensar que não tomar o nome de Deus em vão ou honrar pai e mãe pode criar inimizade.
Já a exposição de Romanos 7:4-7 mostra o quanto a autora buscar maneiras de defender sua tese. Em primeiro lugar, se sua interpretação estiver correta, Paulo só pode ser maluco ou ter dupla personalidade. Porque dizer que não precisamos da lei e depois dizer nos versos 12 e 16 que a lei é santa, justa e boa é no mínimo incoerente. Mas não! Paulo não é incoerente, e sim essa interpretação. Paulo só expõe aí a função da lei. Mostrar o pecado. A lei não salva. Ela mostra ao pecador o seu erro, o condena a morte na caducidade da letra e mostra o quanto precisamos da graça de cristo. Essa sim salva!
No mais, após esclarecimenos também gostaria de deixar algumas coisas para refletir, talvez até servir de fonte para a autora ou qualquer outro leitor destes posts venham a fazer uma réplica ou tréplica.
Os irmãos que pregam a abolição da lei sempre afirmam que ela terminou em cristo. Mas esquecem que Cristo defendeu a lei em todo seu ministério. As vezes parece que ele se encarrega de "postar" na bíblia as respostas para tais argumentações infundadas. Exemplo?
Sabe porque nesta pessoa não existe verdade, porque a lei é uma coluna da verdade:
Passados estes textos, notei algo interessante em seu post. O argumento mudou! Não é mais o sábado que foi abolido, e sim a Lei!
Neste caso a história fica ainda mais séria e delicada. Como assim abolir a lei? Este é o cúmulo do argumento fantasioso. É colocar Paulo como mentiroso ou sem opinião própria. Ou pior, colocar os apóstolos contra Jesus, ou vice-versa.
Em primeiro lugar temos que ter um cuidado que nunca nossos irmãos abolicionistas tem, que é não tirar os versos do contexto, e desculpa Ana Beatriz, mas você caiu neste erro.
Ao mostrar Efésios 2:14,15 até parece que se está colocando um argumento contudente, mas vem o "pecado" da descontextualização. Basta se dar ao trabalho de ler verso antes e versos depois (exegese) que se nota facilmente que o assunto da carta de Paulo ao galátas era a circuncisão e não os 10 mandamentos. A circuncisão marcava o povo de Deus no AT. Foi um costume iniciado com Abraão, a quem foi feita a promessa. Veja que Paulo afirma que Jesus aboliu a Lei dos mandamentos na forma de ordenanças. Isso fez com que a inimizade fosse "desfeita", a parede da separação fosse quebrada e Judeus e Gentios podessem usufruir do título de povo de Deus. Paulo afirma sim que as leis (ordenanças) de circuncisão não são mais necessárias. É complicado entender como alguém pode pensar que não tomar o nome de Deus em vão ou honrar pai e mãe pode criar inimizade.
Já a exposição de Romanos 7:4-7 mostra o quanto a autora buscar maneiras de defender sua tese. Em primeiro lugar, se sua interpretação estiver correta, Paulo só pode ser maluco ou ter dupla personalidade. Porque dizer que não precisamos da lei e depois dizer nos versos 12 e 16 que a lei é santa, justa e boa é no mínimo incoerente. Mas não! Paulo não é incoerente, e sim essa interpretação. Paulo só expõe aí a função da lei. Mostrar o pecado. A lei não salva. Ela mostra ao pecador o seu erro, o condena a morte na caducidade da letra e mostra o quanto precisamos da graça de cristo. Essa sim salva!
No mais, após esclarecimenos também gostaria de deixar algumas coisas para refletir, talvez até servir de fonte para a autora ou qualquer outro leitor destes posts venham a fazer uma réplica ou tréplica.
Os irmãos que pregam a abolição da lei sempre afirmam que ela terminou em cristo. Mas esquecem que Cristo defendeu a lei em todo seu ministério. As vezes parece que ele se encarrega de "postar" na bíblia as respostas para tais argumentações infundadas. Exemplo?
"Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" Mateus 5:17,18
Creio eu que vivemos no mesmo céu e na mesma terra do tempo de Jesus. E mesmo assim nao retiraram is ou tils, mas o mandamento com mais letras da lei.
Lembro também outra passagem em que Jesus fala da Lei:
"Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos"
João 14:15
Sem comentários para este verso;
Jesus nunca foi contra a Lei, muito menos contra o sábado. Pois o pecado é a transgressão da lei, e Jesus viveu sem pecado. Logo, Guardou a lei de maneira exemplar. Eu gosto de seguir o exemplo de Jesus (lucas 4:16), e vocês meus leitores?
Logo, não acredito que Paulo fosse contra os ensinamentos e exemplos de Jesus, e mesmo que fosse, prefiro Jesus. :)
Mas João também defende aqueles que guardam a lei. Porém ele o apóstolo amado é mais agressivo nas suas colocações que seu mestre:
"Sabemos que o temos conhecido por isto: guardamos seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço a Deus e não guarda os seus mandamentos, é MENTIROSO e nele NÃO ESTÁ A VERDADE." 1 João 2:3,4
Sabe porque nesta pessoa não existe verdade, porque a lei é uma coluna da verdade:
"Tu estás perto Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade."
Salmos 119:151
João que já era defensor da lei, deve ter ficado mais maravilhado ainda quando teve a visão do apocalipse, pois viu os povos de vestiduras brancas, ou os descendentes da igreja apostólica como guardadores da lei de Deus:
"Irou-se o Dragão contra a mulher, e foi pelejar com os restantes da sua descendência: OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS e tem o testemundo de Jesus"
Apocalipse 12:17
"Aqui está a perseverança dos santos, OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS e a fé em Jesus." Apocalipse 14:10
Não a outro lugar na Bíblia, senão Êxodo 20, em que Deus dê sem mandamentos morais.
Se você gostar de estudar o orginal Bíblico, ou seja o Novo testamento em grego, vai se surpreender ainda mais.
No novo testamento aparece com suas variações a palavra ANOMIA 26 vezes.
Este termo é a junção de duas outras palavras:
A = anti, contrário
NOMOS = lei, mandamento
logo, anomia significa algo como "contrário a lei" ou "trangressor da lei". Essa expressão por vezes é traduzida como "Iniquidade". Se você leitor realmente foi uma pessoa desejosa de aprender, ou mesmo que tenha seu ponto de vista, estiver com um coração sincero e aberto para aprender, ai vão os 26 versos que esta expressão aparece no orginal:
Rom. 6:19
2Cor. 6:14
1Jo. 3:4
Rom. 4:7
Mat. 7:23
Mat. 13:41
Mat. 24:12
Rom. 6:19
Heb. 1:9
Mat. 23:28
2Tess. 2:3
2Tess. 2:7
Tit. 2:14
Heb. 10:17
1Cor. 9:21
1Tim. 1:9
2Ped. 2:8
1Cor. 9:21
2Tess. 2:8
1Cor. 9:21
Luc. 22:37
Atos 2:23
Rom. 2:12
Mas Mateus 7:21-23 é o que me deixa mais impressionado com esta informação hermenêutica. Veja como ficaria o verso se o traduzirmos ao pé da letra do original grego:
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a transgressão da Lei (ANOMIA)."
Forte, tenso, porém a mais pura verdade. Que Deus possa cada vez mais abrir nossos olhos e nos levar para junto dele.
"antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós"
1 Pedro 3:15
"A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade."
ResponderExcluirSalmos 119:142
"Assim observarei de continuo a tua lei para sempre e ETERNAMENTE." Salmos 119:44
Ótimo post, Wαи∂єѕσи, vamos ajudar a teimosa da Srta. Ana Beatriz , rs