quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Odiando o pecado e Amando o pecador

Existem algumas histórias na Bíblia que me deixam com o queixo caído ao ver certas atitudes dos profetas ou do próprio Jesus. Existe uma especial que me faz ter boas reflexões ao ler, e gostaria de compartilhar com vocês, está lá em João 8:3-11

"3 Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio,
4 disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
5 Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.
7 Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse- lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.
10 Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 
11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais."

 A Bíblia não relata o nome desta mulher, mas é bem provável que realmente seja Maria Madalena como todos pensam. Estamos nesta história diante de uma das maiores lições de amor que um ser humano pode aprender.

 No contexto, a opinião de Jesus, na verdade, pouco importava para os "mestres da lei" e para os fariseus. O objetivo deles era notório: acusar Jesus! E a situação estava bem armada, aos olhos dos "santarrões", "perfeitinhos" e "crentes exemplares" estava no ponto! Ou Jesus condenava Madelena e ia contra seus princípios de Amor ou fazia "vista grossa" para o adultério e ficava contra as leis de Moisés.

Muitas vezes é nesta situação que nos econtramos diante de alguém que acabou de cair, seja você líder ou não. Na nossa cabeça ficamos sempre entre condenar e deixar pra lá, fingir que não viu. Mas amém que os pesamentos de Deus não são como nossos pensamentos, que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos.

O ser humando tem tendência ao extremismo. Mas Deus não, ele é a combinação perfeita de Justiça e Amor. Os fariseus mesmo sem querer nos deixam uma primeira lição importante, diante de um amigo ou irmão que caiu em pecado, nunca tente resolver de imediato, primeiro, gentilmente, o atire aos pés do salvador. Ai de Maria Madalena se não tivesse sido atirada aos pés de Jesus, com certeza teria sido apedrejada. Mas de sorte, seu juiz e guardião foi o Filho de Deus. Então antes de atirar pedras ou fazer acusações, primeiro tire um tempo pra orar com esta pessoa, chorar junto, ouvir os seus problemas, ser um ombro amigo.

Mas voltando a Jesus, que situação hein?! Um aparente beco sem saída. Lembra da mistura perfeita entre justiça e amor? Pois bem, é neste momento que sua ternura e compaixão se mostram, que resposta maravilhosa Jesus dá aos fariseus e mestres da lei: "Se alguém ai nunca errou na vida que seja o primeiro a jogar uma pedra". Esta é a segunda grande lição que quero deixar para vocês e para mim também: Nós não temos moral para julgar NINGUÉM. Maria Madalena estava errada? sim, estava. Mas pessoas com pecados iguais ou piores que o dela a queriam julgar, e Jesus sabendo disso, os desafiou a castigá-la. É como se Jesus perguntasse agora para aqueles irmãos que amam levantar o dedo nas comissões para disciplinar ou eliminar alguém, e também aqueles que vivem falando mal dos outros por erros que as pessoas comentem: "Ei meus amados, não julguem os outros, pois todos pecaram [e pecam] e carecem da minha graça".

P.S.: Deixando claro que não sou contra a disciplina eclesiástica. só acho que muitas vezes ela é colocada mais como castigo pelo pecado do que um período de reavivamento para aquele que acabou de cair.

E por último, Jesus encerra dando uma lição de perdão. "Vá e não peques mais". Jesus diz pra Maria Madela que errar não é o fim, que um recomeço é possível. Vá e nunca faça isso. Jesus não disse que "ficaria de olho" nela. Também não se vê Jesus orientando os discipulos a ficarem longe dela. Tão pouco Jesus tenta a expulsar do meio dos seus seguidores ou a impedir de trabalhar na obra. Jesus disse: Pode ir Madalena, mas lembre das consequência dos seus atos, e nunca mais torne a cometê-los.

Esta é a essência do amor, a essência do perdão.

Então, a partir de hoje, ao ver um amigo, irmão ou pessoa qualquer caindo em erro, Não seja o primeiro a atirar pedras, não o expulse do meio dos que o amam ou faça "complôs" para que todos o odeiem., não jogue a última par de cal. Mas o escute, o ame, e mostre o caminho certo. O resto? Deixa que o Espírito Santo faz.

Odeie sempre o pecado, mas nunca esqueça de amar incondicionalmente o pecador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário