Durante meus 9 anos de adventista do Sétimo dia, já ouvi todas as desculpas, invenções e acusações possíveis para não se guardar o 4º mandamento do decálogo, alguns chegam até a ser cômicos. O objetivo deste pequeno estudo é desmascarar algumas colocações e esclarecer algumas acusações dos opositores do 4º mandamento. Vamos lá!
1- O sábado era apenas para os Judeus.
O fato dos 10 mandamentos terem sido entregues a moisés no Sinai enquanto o povo estava a vagar no deserto virou pretesto para se dizer que o 4º mandamento era apenas para a nação de Israel. Mas este é um argumento muito frágil. Um mínimo de conhecimento Bíblico já nos mostra com clareza que o sábado, assim como todo o Decálogo sempre existiram.
Volte seu pensamento para um passado bem distante. Lembre-se do que você sabe sobre a rebelião de Lúcifer.
"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade." Ezequiel 28:15
Deus ao dar essa mensagem lúcifer, afirma que se achou iniquidade no mesmo. Veja, se achou pecado. Agora veja comigo o que João afirma:
"Todo aquele que comete pecado transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei" 1 João 3:4
Logo Lúcifer transgrediu a lei. O pecado de Lúcifer provavelmente foi a inveja, queria ser Deus. Uma mistura do 10º com o 1º mandamento. A lei já existia desde que se iniciou a criação para harmonizar e manter a ordem no universo, pois todos os seres foram criados com livre-arbitrio. Logo na semana de Criação da terra, Deus já derramou bençãos especiais sobre o 7º dia:
"Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera." Gênesis 2:3
Então amigos, antes de existirem Judeus ou qualquer outra nacionalidade, a lei imutável de Deus já regia a ordem no universo.
2-O Sábado era um memorial da libertação de Israel do Egito e não da criação.
Isso é ingenuidade pura. A própria inscrição do mandamento quebra esse frágil argumento. veja bem:
"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou." Êxodo 20:8-11
O próprio texto explica o porque de se guardar o sábado. Não como memorial de libertação, mas sim da CRIAÇÃO. Logo que motivo teria Jesus para abolir tal mandamento que nos leva a refletir a soberania de Deus como criador? talvez não existissem ateus, caso ninguém tivesse se desviado da verdade.
3- Mateus 12:8 afirma que Jesus é mais importante que o Sábado
"Porque o Filho do Homem é senhor do sábado."
Todos conhecemos essa história, onde Jesus em dia de Sábado foi pego pelos escribas colhendo espigas para se alimentar. Ele encerra seus dizeres com o verso acima. A grande pergunta que não quer calar é: Onde os meus amigos lêem que Jesus está abolindo o Sábado? Aleluia que Jesus é mais importante que o mesmo, mas dizer que ele o está abolindo é forçar o texto a dizer o que não diz. Jesus apenas afirma que Ele é o Senhor do Sábado e sabe muito bem como guardá-lo.
4- Os adventistas se virem um doente não o socorrem por ser Sábado
Essa é típica. Lembro que a primeira vez que escutei isso, era apenas garotinho, e conversava com outro garoto, e ele falou que a professora dominical havia dito isso na salinha. Isso só reforça o meu pensar que muitos não se dão o trabalho de estudar a Bíblia e sim de apenas ficar repetindo o que escutam nos templos. Gostaria de desafiar qualquer um a encontrar um adventista em sã consciência para dizer isso! Nunca dissemos e nem tão pouco um dia diremos. É muito usada nessas situações a passagem de Mateus 12:11,12. Porém mais uma vez pergunto onde está falando que o sábado pode ser violado ou abolido? Jesus diz com todas as letras: "No Sábado é lícito fazer o bem".
5- A lei e os profetas só duraram até João batista
"A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele." Lucas 16:16
É incrível a capacidade de "viajar na maionese" que os opositores do Sábado e da Lei de Deus tem. Repito a afirmação de que muitos apenas repetem o que escutam na igreja sem se dar o trabalho de estudar a Bíblia. ler o verso 16 de Lucas 16 pode até dar a entender que a Lei e os profetas (Antigo testamento) tenha perdido o valor. Porém bastar ter um pouco de disposição para ler o verso em seguida, o 17, para ver que não é isso que Jesus queria dizer:
"É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei."
Jesus está se contradizendo, ou você que entendeu errado o verso 16? Acredito ser mais fácil você ter entendido o texto errôneamente (rsrs). Vamos colocar esse texto em paralelo a mateus 11:13..
"Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João"
Todos os profetas profetizaram até João Batista, como assim? Costumamos dizer que Jesus é personagem central de toda a Bíblia, o AT profetizou sua primeira Vinda, e o NT profetizou sua segunda vinda. Nisto a Lei e os Profetas (AT) profetizaram até João, pois ali essas profecias se cumpriam, Jesus havia nascido. Como é bom folhear a Bíblia para melhor entendê-la e não isolar textos para que digam o que não dizem no sentido de ser feia a nossa vontade e não a de Deus.
6- Temos que guardar o Domingo como homenagem a Ressureição de Cristo
Se um dos objetivos de Jesus nesta terra era deixar os discípulos instruídos a mudar a observância do Sábado para o domingo, me perdoe o mestre, mas o serviço foi mal feito. Jesus em toda sua vida foi um observador do sábado, tanto mostrando o jeito certo de guardar como vimos em tópicos acima, como também em seus costumes:
"Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga; segundo seu costume, e levantou-Se para ler."
Lucas 4:16
Que lindo, era costume de Jesus ir a igreja no Sábado, logo ele devia cessar sua atividades na carpintariam um legítimo adventista do Sétimo dia (rsrs). E depois de 3 anos e meio com o mestre o discípulos ainda não aprenderam a mudança do dia de guarda:
"Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E no SÁBADO, descansaram, segundo o mandamento."
Lucas 23:56
Mesmo após a morte de jesus as mulheres continuaram a guardar o sábado. E ainda, Jesus ao profetizar a destruição de Jerusalém, alertou os discípulos:
"Orai para que a vossa fuga não se dê no Inverno, nem no sábado."
Mateus 24:20
Algo que aconteceria cerca de 40 anos depois foi alertado. E Jesus firmou preocupação da perseguição se dar em um sábado, porque? muito provavelmente os discípulos estariam estudando a palavras ou em oração, seriam pegos de supresa.
Não há como dizer que Jesus é de acordo com a mudança do 4º mandamento.
Esses são alguns pontos que são levantados contra nós, mas existem outros. Ainda esta semana postarei um estudo sobre os textos de São Paulo que aparentemente são favoráveis a abolição da lei, porém o problema é apenas falha de interpretação.
“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao Sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.”
Isaías 58:13-14
Nenhum comentário:
Postar um comentário