"Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de sentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus." 2 Tessanolicenses 2:3-4
Este é um tema bastante debatido no meio evangélico. Porém, totalmente sem embasamento bíblico (pelo menos os artigos e "pregações" que lí e ouvi). O tema do anticristo e do número da besta (número, e não marca) tem sido pregado mais na base do achismo do que dentro do que a Bíblia realmente afirma. o Apocalipse dentro de seus simbolismos revela quem é o anticristo e o que significa esse número que não é a tão temida marca da besta, mas sim uma outra forma de identificar o filho da perdição. A princípio, quero deixar claro que amo todos os irmãos de todas as religiões, é possível que pessoas se magoem com as interpretações apocalípticas, mas é a Bíblia que vos fala, e não Wandeson.
Este homem mostrado por Paulo na carta aos tessanolicenses é representado no Apocalipse por uma Besta. Vemos isso no Capitulo 13, verso1:
"Ví emergir do mar uma besta que tinha 10 chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, 10 diademas e, e sobre as cabeças, nomes de blasfêmia."
Vamos dar uma passada am alguns versos para poder "traduzir as simbologias:
Besta = Reino ou Rei = Daniel 7:23
Mar = Povos, multidões e nações = Apocalipse 17:15
7 cabeças = 7 montes = Apocalipse 17:9
10 chifres = 10 reis = Apocalipse 17:12
Este reino nasceria do meio do povo, teria algo relacionado a 7 montes e 10 reis. Agora a besta deixa de ser tão assustadora (rsrs). Você vai se surpreender como as próximas características, acompanhe os versos:
"E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés, como os de urso, e a sua boca, como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio." Apocalipse 13:2
Essas três características são familiares? Lembra do nosso estudo de Daniel? Esse reino teria a característa destes reinos estudados. Mas falta um reino de Daniel que não é citado. Esta besta de Apocalípse 13, se você analizar bem tem as mesmas características, vamos ler um trecho de Daniel:
"Depois disso, eu continuava olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava, e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez Chifres." Daniel 7:7
Daniel descreve o animal como terrível e espantoso, algo indescritível. Apocalipse dá os detalhes do animal que era uma mistura dos outros 3 reinos. Os 10 chifres do Reino visto por Daniel simbolizavam as 10 tribos barbáras, e do meio destas tribos surgiu outro poder, o chifre pequeno. Do mesmo modo o apocalipse apresenta o Reino (besta) nascendo do mar (muitos povos). Essa besta de Apocalipse 13 se trata do mesmo poder que Daniel descreveu como chifre pequeno. A Bíblia ainda faz outro paralelo, veja:
"E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses." Apocalipse 13:5
42 meses x 30 dias = 1260 dias.
"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues nas suas mãos por um tempo, dois tempos, e metade de um tempo." Daniel 7:25
3,5 anos x 360 dias (Calendário da época de Daniel)= 1260 dias.
Ambos tem o mesmo período de poderio sobre a terra. Não há como ter tanta coincidência. O chifre pequeno e a besta que emerge do mar são o mesmo poder. E em Daniel já identificamos o chifre pequeno como o Papado. Vamos Lembrar as características dadas por Daniel que nos fazem concluir que o chifre pequeno é o Papado:
1- Mudou os tempos;
Papa Gregório XIII mudou o até então calendário Juliano. Usamos até hoje o calendário denominado gregoriano.
Mudou a contagem do tempo. Antes feita de pôr-do-sol a pôr-do-sol, agora de meia noite a meia noite. (Implatação romana)
2- Mudou a Lei;
Eliminação do segundo mandamento (Êxodo 20:4);
Substituição do quarto mandamento (Êxodo 20:8) por "Guardar Domingos e Festas";
Para não ficar desfalcado de um mandamento, dividiu o 10º (Êxodo 20:17) em duas partes. (Cobiçar a Mulher do próximo e Cobiçar o resto).
3- Perseguiu o povo de Deus por 1260 anos.
3- Perseguiu o povo de Deus por 1260 anos.
Com o Edito do Imperador Justianiano no ano 538, A Igreja católica perseguiu todo que não agisse conforme seus desígnios. Edito este que caducou em 1798. exatos 1260 anos.
E o Apocalípse revela algo que confirme esta idéia? SIM! e a história comprova:
"E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta." Apocalipse 13:3
No ano 1798, ao terminarem os 1.260 anos de poder perseguidor (538 + 1.260 = 1.798), o general napoleônico Benhier fez uma ferida mortal no papado. Anulou o código de Justiniano, desapropriou o papado dos cinco Estados que este tinha no centro da Itália e tirou-lhe os poderes temporais. A ferida foi tão profunda que parecia que o papado não se recuperaria mais dela. O papa Pio VI foi levado para o cativeiro (Apocalipse 13:10) e seus sucessores se autorecluíram no cativeiro, negando-se a aparecer em público até que se lhes restituissem os poderes temporais.
Mas João afirma que viu a ferida ser curada. Em 1929 Benito Mussolini assinou a célebre concordata com o papado, dando-lhe os 44 hectares que hoje constituem o Estado do Vaticano, recuperando-se assim o poder temporal dos papas. Desde aquela época voltaram a mostrar-se em público com poder e popularidade crescentes, fazendo viagens e sendo aclamados por multidões, inclusive em países protestantes como os E.U.A., em outros do bloco comunista e mesmo das Nações Unidas.
E este 44 hectares dados por Mussolini ao Papado nos ajudam ainda mais a identificar o Papado como sendo a besta:
" ...e sete cabeças..."
Sete cabeças representam sete montes. E terreno dado por mussolini se situa na cidade de Roma que também conhecida como...: Cidade das 7 colinas! O vaticano fica em uma das colinas, daí o que João viu como uma cabeça golpeada de morte.
Mais tarde no verso 11, João afirma ver uma nova besta. Desta vez ela nasceu da terra:
" vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres, semelhante a um cordeiro; e falava como o dragão." Apocalipse 13:11
Se o mar significa Multidões e povos, podemos crer que a Terra significa um deserto, lugar desabitado. O lugar desabitado que existia na época de João era justamente o Ocidente. Os dois chifres são dois poderes. Os Estados Unidos foram o principal refúgio dos cristão perseguidos no período de dominio do papado. Com idéias de liberdade política e liberdade religiosa (os dois chifres) foi um grande atrativo para aqueles que não queriam seguir ao Papa. Porém esse cordeiro falava como Dragão.
"E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada." Apocalipse 13:12
Os Estados Unidos são o berço do protestantismo. Porém, João viu que essa besta levava o povo a adorar a primeira besta. Como pode?
Acontece que muitas denominações surgiram apartir de movimentos protestantes contra a Igreja Católica. Porém, Só se concretizou a separação denominacional, muitas das mudanças papais que mostram a autoridade do bispo de Roma não foram restauradas. O exemplo mais gritante é o da Lei de Deus. que foi modificado no Concilio de Nicéia mas que não foi restaurada por completo. Deixaram o quarto mandamento no esquecimento, perante isso, veja o que o católico Monsenhor Segur em Plain Talk About Protestantism of Today, p. 213:
“Foi a igreja católica… que transferiu este descanso para o domingo… Dessa forma, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que os mesmos prestam, a despeito de si mesmos , á autoridade da igreja [Católica]”
Desta forma que o protestantismo apostatado presta culto a autoridade da primeira besta.
"Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, porque é número de homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis." Apocalipse 13:18
Um verso antes, João afirma que este é o número de um nome. Vendo os Títulos atribuídos ao Papo, é de se espantar a revelação. O idioma oficial do papado é o latim, a língua dos romanos. Todos sabemos que 'os números romanos são letras (os números que usamos são arábicos, proveniente dos arábes). Um dos títulos exibidos pelos papas em sua tiara é VICARIVS FILII DEI. Apocalipse diz que 666 é o número de seu nome. Calculando o valor numérico das letras deste título papal, temos o número 666.
V = 5
I = 1
C = 100
A = 0
R = 0
I = 1
V = 5
S = 0
F = 0
I = 1
L = 50
I = 1
I = 1
D = 500
E = 0
I = 1
SOMA DOS VALORES = 666.
É doloroso muitas vezes ler algo que vá contra aquilo que aprendemos desde criança, aquilo que outrora foi julgado certo. Mas Bíblia é muito clara. Não podemos cair no engano da nova era, e dizer que "Deus é um só" como desculpa para não abandornamos certas raízes. Encerro como um lindo verso do mesmo apocalipse:
"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." Apocalipse 1:3
Nenhum comentário:
Postar um comentário